Ir para conteúdo
Mensagem

Sendo a Educação um dos vetores determinantes no desenvolvimento de uma sociedade, o Município tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo com vista, não só a melhor as infraestruturas educativas do concelho, com a construção de novas escolas e requalificação de outras, como também tem feito uma aposta significativa no que se refere à oferta de atividades educativas plurais e de qualidade. São exemplo: aulas de música para todos os alunos do pré-escolar e aulas de educação física para todos os alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo, implementação de projetos como, Primeira Braçada, Desporto Escolar, Crescer Saudável, 5 ao Dia - Alimentação Saudável, Hora do Conto, O Museu vai à escola, atividades ao ar livre na Ecoteca, Atividades de Educação Ambiental, com o RIAS e VitaNativa, Educação pela Arte, com peças de Teatro para os 2º e 4º anos de escolaridade, Semana da Criança e o Ambiente, para todos os alunos do ensino público e privado do concelho, Desfile do Carnaval Infantil, em quatro pontos do concelho, Campos de Férias…

Considerando ainda as características do nosso meio socioeconómico, e de forma a garantir igualdade de oportunidades para todos, tem-se vindo a realizar também, um significativo investimento na área social. São exemplo: a entrega de manuais escolares, desde o ano letivo 2015/2016; oferta de kits de material escolar e cadernos de fichas, para todos os alunos do 1º Ciclo, desde o ano letivo 2016/2017; entrega de manuais escolares até ao 12º ano, no ano letivo 2018/2019; entrega de tabletes, a todos os alunos dos 4º, 7º e 10º anos, no ano letivo 2019/2020. Em 2020/2021, uma vez que o Ministério da Educação passou a oferecer os manuais escolares, o Município assegurou a entrega de kits de material escolar e de cadernos de fichas aos alunos do 1º Ciclo. Foi desenvolvido o programa de generalização de Refeições para o 1º Ciclo; Transporte Escolar; Apoio à família, com o Programa Escola a Tempo Inteiro. Direcionado para os alunos mais velhos, o Município realiza, anualmente, a atribuição de bolsas de estudo para estimular a frequência dos jovens no ensino superior.

Porque reconhecemos à Educação o seu papel determinante na construção do futuro de Olhão e dos nossos munícipes, continuaremos a trabalhar no sentido do desenvolvimento de competências e na formação de cidadãos livres, informados, participativos, criativos, críticos, ativos e literados, de forma a alcançarmos um futuro mais próspero. Sempre, estimulando a conservação da identidade olhanense, que tanto nos distingue e diferencia.